7 dicas na hora de contratar o profissional para seu laboratório ou clínica

Contratar colaboradores é uma tarefa complexa, que exige organização, avaliação adequada das competências dos candidatos, análise de todas as etapas do processo seletivo, entre outros procedimentos.

Os novos colaboradores devem satisfazer as demandas do cargo, e a contratação de forma a evitar rotatividade excessiva na equipe, insatisfação no ambiente de trabalho e outros impasses que afetam negativamente a produtividade e os resultados do laboratório.

Outro ponto relevante é a verificação da experiência prévia e como esse requisito impactará na contratação. No recrutamento e seleção de colaboradores para laboratório é fundamental observar se a experiência se relaciona às práticas laboratoriais ou àquelas de verificação da documentação.

Quer saber como contratar funcionários para um laboratório de análises clínicas? Confira as dicas a seguir!

1 - Elabore o perfil desejado para contratação

A elaboração do perfil desejado é uma das etapas mais importantes do processo seletivo, mas é frequentemente desvalorizada pelos gestores que a realizam de forma genérica e sem objetivos.

Essa fase deve contemplar a descrição completa da vaga considerando os requisitos técnicos exigidos, a comprovação da experiência prévia, o tipo de atividade que será desenvolvida, o local e o horário de trabalho.

Com uma descrição completa e objetiva da vaga, é possível despertar o interesse de um maior número de candidatos e evitar um número elevado de currículos inadequados.

2 - Divulgue a vaga em locais apropriados

É possível divulgar o processo seletivo em empresas de recrutamento ou compartilhar a oportunidade com contatos profissionais da área, além disso deve ser divulgado nas redes sociais do laboratório.

3 - Verifique previamente os antecedentes trabalhistas

Um ponto essencial na avaliação dos currículos, além da observação atenta do tempo de permanência nos empregos anteriores, é a indicação de um supervisor para contatos futuros quando necessário. Também é válido buscar aspectos sobre o comportamento e experiência do candidato para verificar se ele se encaixa no perfil desejado.

4 - Estabeleça os critérios para a entrevista

Em recrutamentos específicos, como no caso de contratação para colaboradores em laboratório clínico, é importante estabelecer critérios diferenciais durante a entrevista, dessa maneira garante um processo otimizado.

5 - Trabalhe com outras ferramentas de avaliação

A análise de currículo e entrevista costuma ser o padrão dos processos seletivos, no entanto, ainda está longe de ser o ideal, pois algumas nuances podem passar despercebidas ou serem pouco exploradas.

Dessa forma, é interessante optar por outras ferramentas de avaliação tais como testes escritos, dinâmicas de grupo com situação-problema, elaboração de redação, provas práticas, entre outras.

Essas ferramentas de avaliação complementarão as etapas anteriores ou podem servir como critério eliminatório, direcionando a uma escolha do pretendente com as características mais adequadas ao cargo.

6 - Elabore feedbacks construtivos

Candidatos não selecionados não costumam saber o motivo de sua desclassificação, o que pode gerar frustração e ansiedade.

Dessa forma, é aconselhável que os recrutadores comuniquem aos candidatos o motivo de não terem sido escolhidos para a continuidade do processo, explicando de forma objetiva e transparente.

Assim, essas pessoas se sentirão valorizadas, apesar da reprovação, e poderão adaptar seu currículo para as próximas oportunidades ou serem encaminhados para outra vaga que esteja disponível no laboratório e que seja mais adequada às suas qualificações.

7 - Avalie constantemente os novos colaboradores

Após a finalização do processo seletivo, é imprescindível acompanhar a adaptação dos novos colaboradores, observar a interação com os colegas, a proatividade e a destreza para realização de exames laboratoriais.

Também é importante analisar os comportamentos relacionados à assimilação das rotinas, o conhecimento prévio relacionado à execução das metodologias laboratoriais e quais são as ações do novo colaborador frente a erros e acertos.

Nesse ponto é essencial conscientizá-lo de que, mesmo após a contratação, os critérios de eficiência, competência, responsabilidade e credibilidade observados no processo seletivo serão constantemente mensurados e por isso é fundamental adequar-se aos novos processos de trabalho, às normatizações provenientes de instâncias superiores e dos mecanismos para desligamento em curto período.

Afinal, como contratar a pessoa certa para uma vaga?

Seria ótimo se existisse uma espécie de detector que soasse um alarme sempre que estivesse próximo do candidato certo, não é mesmo? Ainda a tecnologia ainda não alcançou esse patamar.

Por enquanto, a decisão fica por conta das avaliações feitas pelos profissionais de recrutamento e seleção. Sendo assim, é indispensável ser muito atencioso, cuidado e criterioso em todas as fases do processo seletivo.

Fazer as perguntas certas durante a entrevista ajuda a conhecer melhor o candidato. Vale ainda explicar detalhadamente todas as informações sobre a vaga e a empresa. Assim, o próprio candidato é capaz de analisar se a oportunidade é condizente com o que ele busca.

E, antes de sair procurando profissionais no mercado, tenha a certeza de que você tem todas as informações de que precisa em mãos.

Conclusão

Após ler este artigo, ficou claro como funciona o processo e o departamento de recrutamento e seleção?

Esperamos que sim!

Podemos te ajudar a eliminar gastos desnecessários, desperdícios financeiros, otimizar seus resultados gerando a produtividade e eficiência desejada. Clique no botão abaixo para conhecer nossa consultoria específica para laboratórios.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe seu email para receber nossas ultimas publicações:

Veja mais artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir o WhatsApp
Podemos te ajudar pelo WhatsApp
Olá, podemos te ajudar?