Como engajar os colaboradores em seu laboratório

Quando os colaboradores são engajados, eles são auto motivados e não medem esforços e iniciativas para dar o seu melhor no ambiente de trabalho. São protagonistas, auto responsáveis e trazem motivação para as atividades que desenvolvem. São bastante comprometidos e esse engajamento resulta em maior eficiência e excelência nos serviços dos laboratórios em que trabalham.

Mas, para que esses colaboradores sejam engajados, é fundamental que a gestão dos laboratórios seja assertiva com iniciativas coletivas e individuais, pois os indivíduos são motivados por fatores diferentes.

Existem alguns pontos essenciais para que as ações de engajamento dos colaboradores em seu laboratório sejam eficazes:

Tenha Líderes influentes e coerentes

O primeiro ponto que é a base para uma equipe engajada são líderes coerentes, influenciadores e agentes de mudança, que tenham verdadeira empatia. Ser realmente, de forma genuína, interessado em desenvolver e entender as necessidades de cada colaborador. Levar o colaborador ao sentimento de pertencimento em seu ambiente de trabalho, fazendo com que ele se sinta valorizado. Para isso, o diálogo aberto e sincero com cada colaborador é essencial. Entenda o que realmente motiva seu colaborador, construa juntamente com ele opções de melhorias para que o clima organizacional seja sempre positivo.

Desenvolvimento contínuo

Quando as pessoas possuem uma direção clara e um plano de desenvolvimento contínuo, construído juntamente com sua liderança, elas automaticamente têm clareza de onde podem chegar. É importante que seus líderes as conheçam e saibam de suas competências e habilidades. Ter um plano de desenvolvimento atrelado à um plano de carreira é a diretriz clara que vai proporcionar melhores resultados para todos os envolvidos. Além disso, o senso de pertencimento é fundamental para qualquer nível de engajamento que se deseja. Quais as oportunidades de treinamentos e desenvolvimento seu laboratório sugere ou proporciona? Qual caminho esse colaborador deve seguir para que ele tenha a evolução desejada? A liderança precisa ser clara e coerente na comunicação, principalmente na forma de dar feedbacks à medida que esse plano seja realizado.

Motivo e Pertencimento

Colaboradores engajados tem o sentimento de pertencimento e com isso tem o sentimento de que o trabalho que desenvolvem é significativo. Sabem que sua contribuição é importante e sentem orgulho. A liderança deve estar atenta a sempre reforçar a importância do trabalho de seus colaboradores e ampliar a visão deles para o resultado final e sucesso almejado. Alinhe sempre as metas com eles e traga o propósito do seu laboratório para suas atividades. Estabeleça uma relação de confiança e perceba quem precisa de mais desafios e maior autonomia para ser realmente motivado, mas sempre com foco em fazer com que eles se sintam genuinamente parte do todo.

Reconhecimento e Recompensas

A valorização e reconhecimento dos colaboradores é extremamente importante para manter o engajamento desejado. Trazer opções de recompensas também embasa e consolida o movimento de motivar e engajar. Validar os colaboradores e proporcionar incentivos são ações fundamentais para consolidação da cultura de engajamento. Celebrar as conquistas é um ponto muito importante para trazer bons sentimentos e motivação. A valorização através de benefícios e remunerações compatíveis ao mercado são fundamentais. Elogie-os regularmente e ofereça incentivos para que aprimorem ainda mais sua performance.

Foco nas pessoas

Quem realiza os processos, atendimentos e todo trabalho em seu laboratório são pessoas. E para que você alcance a excelência desejada em seu laboratório, é necessário preocupação e valorização genuína das pessoas. O resultado de focar nos seus colaboradores e suas reais necessidades será um time de excelência engajado e motivado. Busque realmente se interessar por cada função e responsabilidade de seus colaboradores. Procure sempre ser transparente, ter clareza na comunicação e respeito em todos os níveis. Escute com interesse e patrocine projetos de novas ideias, sugestões e melhorias. Traga opções de iniciativas para a vida pessoal de seus colaboradores.
Dessa maneira, você e seu laboratório serão os maiores beneficiados com essas ações que trarão uma melhoria considerável no clima organizacional e consequentemente colaboradores que verdadeiramente fazem parte do negócio, com isso seus resultados serão excelentes.
Podemos te ajudar a eliminar gastos desnecessários, desperdícios financeiros, otimizar seus resultados gerando a produtividade e eficiência desejada. Clique no botão abaixo para conhecer nossa consultoria específica para laboratórios.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe seu email para receber nossas ultimas publicações:

Veja mais artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir o WhatsApp
Podemos te ajudar pelo WhatsApp
Olá, podemos te ajudar?