Conheça formas práticas para garantir precisão e agilidade para os laboratórios!

Devido a essa necessidade, para garantir entregas ágeis e com qualidade, a gestão do laboratório deve ser feita de forma eficiente, além da utilização de ferramentas corretas.

Vamos abordar de forma prática alguns pontos para que você possa garantir agilidade e qualidade no seu laboratório.

1) Motive, engaje e treine seus Colaboradores

Esse é um dos pontos que mais impactam na agilidade dos procedimentos dos laboratórios, pois os colaboradores devem ser capacitados e bem treinados continuamente.

Nos laboratórios normalmente existem diferentes processos técnicos envolvidos, portanto, os colaboradores para serem realmente produtivos, devem receber treinamentos e ter clareza de suas entregas atribuições e funções.

PLANO DE TREINAMENTOS

Um plano de treinamentos é fundamental para que esse pilar, pessoas, seja bem aproveitado.

Os treinamentos ajudam a qualificar os profissionais para cumprirem sua função da melhor maneira possível.

ALINHAR AS RESPONSABILIDADES, MISSÃO E VALORES

Alinhar as responsabilidades, ter clareza das atribuições e alinhamento de expectativas são fundamentais para que os colaboradores sejam engajados.

Alinhar missão visão e valores é um passo essencial para o engajamento desse time, além de faze-los conhecidos através de comunicação eficaz, eles devem ser vividos, vivenciados no dia a dia por todos.

ENTENDER E MAPEAR OS PERFIS DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Entender e mapear os perfis de cada colaborador trazendo adequação aos cargos é um fator fundamental para o engajamento, pessoas certas nos lugares certos são a base para uma equipe motivada e engajada.

O Desenvolvimento de competências e habilidades é fundamental para que isso se reflita na rotina de atendimento ao cliente que impacta diretamente na experiência e expectativa do cliente.

2) Otimize seus processos e atividades

A operação dos laboratórios deve ser muito eficiente, sem interferências e retrabalhos.

Para isso, os processos internos e atividades do dia a dia devem ser otimizados. Os laboratórios precisam de agilidade e para isso os processos devem estar funcionando da melhor maneira possível

Para que isso ocorra, é fundamental:

– Mapear os processos.

– Identificar os gargalos e desconexões .

– Ter clareza sobre as atividades e entregas bem como o que se espera de cada colaborador.

– Investir em automatizações também pode trazer mais agilidade e eficiência para o laboratório.

3) Invista em bons Equipamentos

Um diferencial para o seu laboratório é ter equipamentos bons e modernos, pois é de extrema importância a garantia da máxima precisão nas análises feitas.

Portanto uma infraestrutura moderna e eficiente, garante agilidade para o laboratório.  Devido a tecnologia e novas soluções os equipamentos se tornam cada vez mais ágeis e precisos.

Ter parcerias estratégicas pode ser um bom caminho para garantir melhorias e qualidade em seus serviços, pois se seu laboratório não tiver determinado equipamento ou tecnologia, você deverá recorrer a empresas parceiras estimulando cooperação e colaboração tão necessárias na atualidade.

4) Automatize atividades e processos

Para aumentar a agilidade é muito importante:

– Informatizar seu laboratório

– Fazer a integração da informação

– Proporcionar a facilitação da comunicação

– Ter processos bem desenhados

Pois isso é fundamental para se ter agilidade e trazerem ganhos significativos em qualidade e rapidez nas entregas.

Também fazer a Substituição de processos manuais por soluções automatizadas, que são mais rápidas e seguras, como por exemplo:

-Preenchimentos de fichas

– Solicitações e laudos

– Cadastros

– Agendas

– Cronogramas de entregas

Proporciona maior agilidade e confiabilidade.

Isso diminui retrabalhos, reduz os erros, e agiliza as entregas. Com isso, os colaboradores terão a oportunidade de trazer novas ideias, ser mais produtivos e focar no que realmente é importante ao negócio.

5) CONTRATE um Software de gestão adequado

Ter um software de gestão é essencial para oferecer toda melhoria e eficiência desejada, melhorando os processos e consequentemente trazendo benefícios para seu laboratório.

 Como exemplo de benefícios temos por exemplo:

– Automatização de tarefas burocráticas e otimização da visão do gestor sobre os fluxos de trabalho que contribuem para a organização.

– Assertividade das informações, pois ele organiza todos os processos internos que contribuirá de forma positiva para toda a gestão do laboratório.

– Eliminação de perdas e aumento do lucro, pois, uma vez que o laboratório tem um bom software todos trabalham melhor e com mais eficiência, além de ter menos erros.

– Aumento de produtividade e gestão eficiente do tempo pois os colaboradores poderão de dedicar a atividades que são menos operacionais.

– Maior segurança e confiabilidade das informações e entregas aos clientes.

Com todos esses pontos executados o nível de eficiência e agilidade de seu laboratório irá aumentar consideravelmente.

Podemos te ajudar a eliminar gastos desnecessários, desperdícios financeiros, otimizar seus resultados gerando a produtividade e eficiência desejada. Clique no botão abaixo para conhecer nossa consultoria específica para laboratórios.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe seu email para receber nossas ultimas publicações:

Veja mais artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir o WhatsApp
Podemos te ajudar pelo WhatsApp
Olá, podemos te ajudar?