Passo a passo para melhorar a produtividade em laboratórios

Para elevar o patamar de um laboratório para melhor produtividade, eficiência e lucratividade é preciso falar sobre: processos e comunicação. Otimizar os processos e alinhar a comunicação é trazer mais eficiência, lucratividade e produtividade.

Maior velocidade, assertividade na comunicação e decisões resultam em mais eficiência, lucratividade e produtividade para que os laboratórios cumpram sua missão.

No geral, tudo isso tem o foco na incessante busca por elevar o nível de performance dos laboratórios com foco em produtividade. E então como trazer isso no dia a dia, na prática, como fazer com que cada colaborador de forma prática alcance melhorias consideráveis nos seus resultados?
Claro, existem várias formas e ferramentas, mas existe uma maneira que funciona bastante e traz resultados a curto prazo na produtividade, o que faz com que os colaboradores se engajem mais.
Uma das maneiras práticas e simples para aumentar a produtividade e que funciona, é a abordagem para a eliminação de interferências. Essa abordagem significa que a produtividade será elevada e os resultados alavancados, mapeando-se as interferências que existem nos laboratórios, na sua área e suas tarefas diárias , com o objetivo de diminuí-las ou eliminá-las.

MAS O QUE SÃO AS INTERFERÊNCIAS?

Consideramos interferência tudo aquilo que impede, interna ou externamente, os processos do laboratório de fluírem, tudo que gera retrabalho e tudo que impede as pessoas de terem melhores resultados.
Tudo aquilo que atrapalha as atividades, tarefas,e, processos, e gera retrabalho, gastos desnecessários e ineficiência, ou seja, falta de produtividade. Muitas vezes as interferências são coisas simples ou situações que acreditamos que são normais. Podem até sercomuns de acontecer, porém não são normais e podem estar trazendo problemas que muitas vezes são identificados somente quando já trouxeram prejuízos.
As interferências podem ser internas,como por exemplo: burocracia em excesso, falta de clareza na comunicação; Prazos que não estão claros ou que o cronograma não pode ser cumprido devido à falta de clareza no escopo da entrega. A burocracia em excesso pode gerar travas nos processos e projetos, bem como sua falta pode gerar retrabalho pela falta de organização e clareza nos processos, ou seja como fazer da melhor maneira. Muitas vezes o detalhe de um processo é exatamente o que o torna claro e eficaz, e se deixado de lado, pode acontecer do colaborador ter que fazer tudo novamente. Por exemplo, em um processo de compras, se não feito da forma que o padrão do laboratório exige, ao chegar no final se não tiver todas as premissas necessárias, vai ter que voltar ao início de tudo para cumprir as premissas exigidas. Com isso, esse retrabalho gera custos, atraso de entregas importantes, diminui a produtividade dentre outros problemas.
As Interferências na comunicação são muito comuns também, e são responsáveis por excesso de retrabalho compromentendo prazos e confiabilidade. Um exemplo bem simples é quando o líder solicita uma tarefa, achando que está sendo claro, porém o colaborador não entendeu a demanda, mas por insegurança não questiona nem busca maiores explicações, com isso na hora da entrega da tarefa descobre que está equivocado, e então terá que refazer a tarefa, passando por stress, perda de tempo, produtividade e atraso.
Existem também as interferências externas e temos como exemplos: mercado; legislações; eventos econômicos, pandemias, e, obviamente, na maioria das vezes essas interferências quando são externas não estão no controle dos laboratórios, mas as internas sim, portanto é de responsabilidade de todos dentro dos laboratórios, identificarem essas interferências internas, mitiga-as ou elimina-las. Uma maneira simples de iniciar o processo de eliminação de interferências é através do mapeamento das situações que ocorrem em seu laboratório que geram problemas, conflitos constantes, retrabalhos, falha de comunicação e de produtividade.

PASSO A PASSO PARA QUE VOCÊ ELIMINE INTERFERÊNCIAS QUE COMPROMETEM A PRODUTIVIDADE:

1) Mapeie as situações em seu laboratório que geram retrabalho, ineficácia da comunicação, conflitos constantes e atrasos.
2) Liste essas situações.
3) Identifique qual é a interferência, qual o problema. Qual a raiz dessa interferência?
4) Trace uma ação simples alinhada com os envolvidos para mitigar ou eliminar essa interferência.
5) Execute essa ação, coloque-a em prática.
Procure ser o mais sincero possível identificando as interferências na sua área de atuação e no laboratório como um todo.
A eliminação de interferências nas atividades e processos do laboratório devem ser realizadas constantemente para que os colaboradores atinjam melhores resultados e os processos fluam naturalmente, sem excesso de esforços.
Maiores esforços devem ser direcionados para situações estratégicas, melhorias e inovação do laboratório.

Podemos te ajudar a eliminar gastos desnecessários, desperdícios financeiros, otimizar seus resultados gerando a produtividade e eficiência desejada. Clique no botão abaixo para conhecer nossa consultoria específica para laboratórios.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe seu email para receber nossas ultimas publicações:

Veja mais artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir o WhatsApp
Podemos te ajudar pelo WhatsApp
Olá, podemos te ajudar?